A Yamaha

A HISTÓRIA DA YAMAHA

   

Quando a Yamaha Motor Co., Ltd. foi fundada no Japão em Julho de 1955, foi um atraso relativo num mercado em que existiam mais de 150 fabricantes de motociclos a tentar sobreviver. Novos fabricantes começavam e outros marcavam passo, e poucos sobreviveram ao desafio. Na história da Yamaha Motor's, irá reconhecer o espirito de desafio e aventura que em poucos anos lançou a companhia para a globalização do grupo nos dias de hoje, na busca do eterno desafio, ser o melhor do mercado.

1º Motociclo Yamaha

Tudo começou quando o presidente da Nippon Gakki, (agora Yamaha Corporation,) Genichi Kawakami, começou a usar algum material de maquinaria usado na produção das hélices dos aviões para desenvolver o primeiro motociclo Yamaha, a YA-1 com o nickname de “Aka-tombo” que significa dragão vermelho.


Tudo começou com o capital inicial de 30 milhões de yenes, 274 empregados e 2 edificios com a capacidade de fabricar 200 motociclos por mês. A Yamaha entrou na competição do Mt. Fuji com a 1ª YA-1 , uma corrida ascendente e ganhou. Desde essa época os nossos empregados trabalham sempre com determinação para o próximo desafio, trabalhando como equipa e partilhando vitórias até aos dias de hoje.

 

DIVERSIFICAÇÃO

 
 

O grande conhecimento da Yamaha na tecnologia a 2 tempos levou a companhia à diversificação em 1960 no mercado de Outboards. O ano de 1970 testemunhou o lançamento da XS-1 de 650cc, o 1º motociclo Yamaha a 4 tempos, e durante esta década a companhia diversificou no fabrico de novos produtos, veículos todo-o-terreno, carros de golf, geradores e robots industriais. Nos anos 80 estes avanços tecnologicos foram seguidos pelo desenvolvimento de motores de alta performance para carros e veículos para a água.

 

R1, A ÚNICA

   

Os motociclistas nunca mais irão esquecer o ano de 1998, porque este foi o ano em que a Yamaha lançou no mercado a YZF-R1, considerada e aclamada como o mais impressionante moto superdesportiva da década. Equipada com um motor e chassis desenvolvidos com base na competição, a R1 sublinha o comprometimento da Yamaha em lançar produtos que proporcionem "Kando" - (Oferece novas sensações de satisfação total a todos aqueles que experimentam os produtos Yamaha. 

 

YAMAHA NA EUROPA

   

Fundada em 1968, Yamaha Motor Europe N.V. (YME) é a sede da Yamaha Motor Company na Europa.

YME é responsável por coordenar o marketing e as vendas das actividades dos produtos Yamaha Motor no mercado europeu, principalmente: Motos, Scooters, Motores fora de borda, WaveRunners, Veículos do terreno, ATV, Carros de golfe, e Geradores.

Yamaha investiu em França e Espanha para fabricar novos motociclos, scooters, e motores fora de borda.
Totalmente projectada, desenvolvida e fabricada na Europa, a YZF-R125, é um excelente exemplo de como as divisões de I & D (Investigação e Desenvolvimento) estão trabalhando juntas para criar novos produtos para o século XXI. A muito popular X-Max 125 e X-Max 250 (construída em Espanha) são outros exemplos dessa colaboração.

Também localizada em Schiphol-Rijk (Holanda):

  1. Centro logístico distribuição de peças / acessórios
  2. Yamaha Motor Holanda, o distribuidor Yamaha para o mercado Holandês
  3. Yamaha Motor Middle-Europe, supervisionando as actividades de Marketing no Reino Unido, Alemanha, Austria, Hungria, República Checa, Eslováquia e Polónia.